Serviço iSCSI entre servidor de storage e Windows Server

Diversos modelos de servidor de storage tem um serviço chamado iSCSI, cujo o objetivo é servir como se fosse um hd conectato fisicamente no computador. Nós temos diversas vantagens que podemos obter com este recurso, entre elas, no meu ver, a principal é poder utilizar diversos serviços do windows nesta unidade, coisa que não pode fazer quando é uma unidade de rede.

O principal serviço do Windows que temos vantagem em utilizar, é o serviço Shadow Copy, cuja funcionalidade serve para fazer o que o nome sugere, uma cópia de sombra do hd, o qual possibilita aos administradores de rede, a restauração de arquivos apagados ou alterados, com poucos cliques, eu pessoalmente já presenciei a restauração de arquivos importantes que foram alterados ou apagados acidentalmente.

Outra vantagem que ganhamos é a fácil transferência do servidor de arquivos, como os nossos hds estão no storage, e o mesmo esta conectado no nosso servidor através de protocolos de rede, a troca do servidor que gerenciara os arquivos da rede, pode ser feita de forma rápida e eficaz. O que representa uma facilidade no caso dos servidores que são de serviços críticos e tem que ter uma taxa de “down” muito pequena.

 

Caso queira ler mais sobre o iSCSI em plataforma windows, segue alguns links que serão de ajuda:

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/2956.aspx

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/4998.aspx

http://support.microsoft.com/kb/839686/pt-br

Comentarios

comentarios