Armazenamento externo: DAS, NAS e SAN | Parte 03 de 04

Os NAS (Network-Attached Storage) são servidores de armazenamento de rede, que tem várias unidades de armazenamento  para guardar os dados de forma segura, garantindo desta forma a proteção dos dados contra falhas, caso uma ou  mais unidades de armazenamento venham a falhar.

Um servidor NAS, é uma maquina, cuja a função é armazenar os dados da rede nos seus hds, um servidor de armazenamento pode ter vários recursos encorporados que auxiliam o administrador de rede no gerenciamento dos dispositivos de armazenamento.

O custo de implantação de um NAS é um custo pequeno, comparado aos benefícios que ele traz para a proteção dos dados, e a sua manutenção é simples de ser feita. A sua utilização é ideal para usuários domésticos, pequenas e médias empresas.

Os NAS geralmente são de fácil configuração, e possibilita que em pequenos passos, você o configure para funcionar na sua rede, possuem suporte para multiplataformas, não dificultando a utilização de múltiplos sistemas operacionais na rede, e diversos modelos possibilitam a utilização de recursos avançados como a integração com o Active Directory do Windows e utilização de iSCSI (serviço que possibilita utilizar o NAS como HD lógico). Os servidores NAS possiblitam também a utilização de RAID 0, e RAID 1 e RAID 5 para a proteção dos dados.

 

 

 


Confira também a primeira parte do artigo:

http://www.tiselvagem.com.br/2011/10/armazenamento-externo-das-nas-e-san-parte-01-de-04/

E a segunda parte:

http://www.tiselvagem.com.br/infraestrutura/armazenamento-externo-das-nas-e-san-parte-02-de-04/

 

Para melhor entendimento do assunto recomendo:

http://www.adlinktech.com.br/nas/produtos/storage/index.htm

http://iomega.com/nas/network-attached-storage-bp.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Network-attached_storage

Comentarios

comentarios