Armazenamento externo: DAS, NAS e SAN | Parte 02 de 04

Nesta parte do artigo, vamos falar sobre o tipo de armazenamento externo que mais utilizamos hoje em dia e muitas pessoas não sabem o nome técnico de destes armazenamos, que é o DAS (Direct Attached Storage).

O DAS é o armazenamo externo mais comum hoje em dia, e também o mais barato, ele é qualquer tipo de equipamento de armazenamento, como usb, hd externo, cartão de memória, e qualquer um que esteja conectado diretamente no computador, em qualquer porta como a USB, eSata, e qualquer porta que saia do dispositivo de armazenamento com o cabo direto para a porta de comunicação do computador.

Um dispositivo de armazenamento com placa de rede, como no caso dos NAS e SAN, também pode ser chamados de DAS, caso esteja conectado diretamente no computador.

Um DAS pode ter várias portas, como usb e eSata, e cada uma destas portas estarem conectadas em computadores diferentes.

Vantagens de um dispositivo DAS:

  • Baixo custo;
  • Fácil Manuseio;
  • Fácil de ser usado.

O uso do DAS é indicado para backup de informação de um número limitado de computadores, pelo fato dele precisar estar conectado diretamente na maquina para ser utilizado, o seu uso não é indicado para grande quantidade de máquinas, que fica inviável o backup de maquina por maquina.

Ele pode ser indicado por exemplo para backup adicional de um servidor, no qual o administrador queira dar uma garantia extra das informações nele armazenada.

 

Confira também a primeira parte do artigo:

http://www.tiselvagem.com.br/2011/10/armazenamento-externo-das-nas-e-san-parte-01-de-04/

E a terceira parte:

http://www.tiselvagem.com.br/infraestrutura/armazenamento-externo-das-nas-e-san-parte-03-de-04/

 

Para Leitura adicional sobre o tema confiram:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direct_Attached_Storage

http://j.mp/pDJSqI

Comentarios

comentarios