Utilizando Bower com ASP .NET MVC

Eu sempre notei que a maioria dos desenvolvedores .NET nunca ou quase nunca buscam ferramentas, frameworks ou qualquer outra coisa que não seja o que a Microsoft oferece, que não venha com o Visual Studio… O Victor Cavalcante falou disso em um grupo sobre ASP .NET MVC no Facebook também.

Hoje temos ferramentas fantásticas fora do mundo .NET que podem ser utilizadas em projetos .NET por exemplo: Bower, Gulp, Yeoman etc. A Microsoft está começando a nos levar para esse lado também, hoje já temos o Visual Studio trabalhando lindamente com o GIT, em breve teremos o ASP .NET rodando em qualquer plataforma (ASP .NET VNEXT) e provavelmente teremos no Visual Studio “14” uma maior integração com essas ferramentas como podemos ver nesse post do Hanselman: Introducing Gulp, Grunt, Bower, and npm support for Visual Studio. Vou falar sobre como podemos utilizar especificamente o Bower para gerenciar bibliotecas client side.

Quando decidi utilizar o Bower para gerenciar bibliotecas client side nos meus projetos, tive que sair pesquisando formas de utilizar isso em conjunto com o Visual Studio, encontrei varias opções e vou explicar aqui a forma como estou fazendo.

Primeiramente o Bower é um gerenciador de bibliotecas de frontend, como o NuGet é para os packages .NET.

Atualmente a maioria dos projetos ASP .NET MVC utiliza o NuGet para gerenciar essas bibliotecas, o próprio template de projeto web do Visual Studio já utiliza o NuGet para gerenciar os packages do Jquery, JqueryValidation, Respond.Js, Bootstrap etc. Acontece que já temos todo um ecossistema altamente capaz de fazer isso de forma otimizada e madura e por isso queremos manter o NuGet apenas para gerenciar packages .NET.

O Bower roda em cima do Node.Js e é instalado através do NPM que é gerenciador de packages Node.

O primeiro passo então é instalar o Node.Js, ele funciona normalmente no Windows e pode ser instalado através do download do instalador no site oficial.

Após a instalação do Node o próximo passo é a instalação do Bower. Como eu disse o Bower é um package Node e por isso ele será instalado via NPM. Rode o comando:

npm install -g bower

Pronto, agora temos o Bower instalado globalmente no nosso ambiente Node, e ele pode ser usado de qualquer lugar na máquina.

O próximo passo é configurar o Bower no nosso projeto ASP .NET MVC. O .bowerrc é um arquivo JSON onde ficam armazenadas configurações para o Bower. Por hora vamos adicionar apenas uma configuração, que é o diretório onde queremos que o Bower armazene as bibliotecas baixadas. Adicione no .bowerrc a seguinte configuração:

{
  'directory':'Content/components'
}

Assim estamos dizendo ao Bower para colocar as bibliotecas no diretorio Content/components, você pode configurar isso da forma que preferir.

Falamos do .bowerrc que é o arquivo que define configurações para o Bower, agora o próximo arquivo utilizado pelo será o bower.json que é onde definimos configurações para o projeto.

Você pode criar esse arquivo manualmente e adiciona-lo na raiz do projeto, ou pode rodar o comando

bower init

que cria esse arquivo já com algumas configurações definidas. No arquivo bower.json existe a seção dependencies que é onde definimos as bibliotecas que são dependências do projeto. Vamos adicionar por exemplo o Jquery e o Bootstrap como dependências em um projeto:

{
    'name' :  'WebApplication',
    'dependencies': {
        'jquery': '~2.1.1',
        'bootstrap': '~3.2.0'
    }
}

Com o bower.json configurado é só rodar o comando:

bower install

Esse comando vai ler todas as dependencias no arquivo bower.json, fazer o download e instalar todas no diretório Content/components. Outra opção mais simples é instalar as bibliotecas e fazer com que o bower automaticamente adicione a biblioteca instalada como dependencia no arquivo bower.json. Isso pode ser feito através do comando:

bower install package_name -S

Onde é o nome da biblioteca a ser instalada.

No arquivo bower.json é possivel adicionar muitas outras informações sobre o projeto, veja ele como um manifest file. Você pode ver mais detalhes na documentação oficial.

Sempre que você instalar um novo package no projeto deverá adicionar ele manualmente no Visual Studio. Na solution explorer, clique em Show All Files e vá na pasta Content

Visual Studio Solution Explorer
Utilizando Bower com ASP.Net MVC

Veremos dentro a pasta components e dentro dela as pastas de cada biblioteca adicionada. Normalmente os packages Bower contém arquivos de configuração, arquivos de código fonte da biblioteca e uma pasta dist que é onde fica a versão de produção da biblioteca. Eu prefiro adicionar à solution do Visual Studio apenas essa pasta de cada biblioteca mas isso vai depender da sua necessidade.

Bom por enquanto é assim que funciona para mim. O Giovanni Bassi criou um package no NuGet que instala o Bower e NPM dentro do seu projeto e ele fica disponivel diretamente no Package Manager. É uma opção bacana também, vou deixar o link aqui: Bower e NPM na linha de comando dentro do Visual Studio instalado via Nuget.

Não importa a forma como você vai utilizar o importante é que comece a utilizar no seu workflow as ferramentas mais apropriadas e não fique somente no que vem na “caixinha” com o Visual Studio.

Não perca as próximas publicações! Siga agora nossa página TI Selvagem no Google Plus, Twitter ou no Facebook e se gostou do conteúdo compartilhe e ajude nossa comunidade!

Comentarios

comentarios