Desenvolvendo para Android: Instalando o android SDK.

Para a galera interessada em começar a desenvolver na plataforma Android, estou publicando uma série de artigos para despertar o conhecimento básico, visando mostrar os principais conceitos da plataforma e seu ambiente de desenvolvimento.

Quem não leu o artigo sobre a arquitetura android que publiquei, procure ler e entender.

Se quiser ir mais além assista as vídeo aulas abaixo também, mas antes leia o artigo!

  1. Introdução ao Android
  2. Instalação do Android SDK
  3. Instalação e configuração da IDE Eclipse para desenvolvimento em android

O que é o SDK Android?

O Android SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) é disponibilizado pela Google para programadores externos. Através dele o desenvolvedor tem uma melhor integração com sua IDE, pois inclui documentação, código e utilitários para desenvolver suas aplicações de acordo com os padrões atuais de desenvolvimento.

Instalando o Java JDK

Para desenvolver nossas aplicações, iremos utilizar o JDK (Kit de Desenvolvimento Java), que é um conjunto de utilitários, no qual permite os desenvolvedores criar sistemas de software para plataforma Java.

A partir dele geramos o programa compilado em Java, também chamado de bytecodes. Para instalar o android SDK, você terá que ter o JDK instalado em sua máquina, caso contrário, não conseguirá instalar o android SDK.

O JDK é um ambiente de desenvolvimento para construir aplicações, applets e componentes utilizando a linguagem de programação Java, como o desenvolvimento em Android é feito utilizando a linguagem Java, faz-se necessário à instalação e uso do JDK. Você obterá o arquivo para instalação no link Baixar o JDK.

Depois de abrir o link aparecerá uma onde você deve escolher o link Download JDK.

Após baixar o arquivo executável, basta abri-lo e instala-lo em sua máquina. A instalação é bem simples.

Instalando o Android SDK

Depois de instalar o JDK, estaremos prontos e habilitados para instalar o Android SDK, e para baixa-lo, basta acessar o link http://developer.android.com/sdk/index.html.

Escolha uma das opções apresentada, de acordo com seu sistema operacional e faça o download do arquivo.

Depois de fazer o download do arquivo, instalaremos o Android SDK, ao clicar no executável aparecerá uma interface conforme fig. 03, clique em Next para prosseguir.

 

 

Após clicar em Next, aparecerá uma nova interface, conforme fig. 04, clique em Next para prosseguir a instalação.

 

 

Novamente aparecerá outra interface, conforme fig. 05. Escolha o diretório onde será instalado o android SDK, no meu caso, ele será instalado em C:\Program Files\Android\android-sdk. Após escolher o caminho da instalação, clique em Next para prosseguir.

 

 

Aparecerá outra interface, conforme fig. 06, clique em Install para começar a instalação dos arquivos.

 

 

Aguarde até o final da instalação, ao ser instalado todos os arquivos, o status deverá estar como Completed, conforme fig. 07, clique em Next para prosseguir.

 

 

Finalmente chegamos a última interface da instalação do android SDK, deixe selecionado o (checkBox) Start SDK Manager e clique em Finish para finalizar a instalação, conforme fig. 08.

 

 

Depois de instalado o android SDK, deverá ser carregado à sua interface de gerenciamento, na qual iremos instalar a plataforma do android para desenvolvermos nossas aplicações. Repare na fig. 09, que existem itens já selecionados com status de Not Installed (não instalados), eles pertencem à versão 4.0 do android, se quisermos instalar outra versão temos que selecionar as opções da versão desejada.

 

 

Repare na fig. 10, na qual estamos selecionando mais um item, faça o mesmo, e depois clique em Install 12 packages, desde que você tenha 12 itens selecionados para instalação, caso contrário estará Install [numero de pacotes selecionados] packages.

 

 

Após clicar em Install, aparecerá uma interface, conforme fig. 11, deixe Accept selecionada e clique em Install para instalar os pacotes que estão com o sinal de ok na caixa de texto a esquerda, se você quiser instalar todos os pacotes, selecione a opção Accept All e clique em Install.

 

 

Depois de aceitar a instalação dos pacotes do android SDK, aparecerá uma interface indicando o status da instalação conforme fig. 12. Espero que tenha paciência, pois o processo é demorado.

 

 

Após um bom tempo, finalmente chegaremos ao final da instalação da plataforma de desenvolvimento, conforme fig. 13, clique em Yes para reiniciar o ADB (Android Debug Bridge).

 

 

O ADB gerencia o estado de um emulador ou dispositivo, executa comandos shell, gerencia o encaminhamento de porta e copia arquivos de um emulador ou dispositivo.

 

Instalação do Android SDK

Uma das maiores dificuldades para quem está iniciando o desenvolvimento na plataforma android, é instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento, ao contrário do que pensamos, é muito simples. Nos próximos artigos, iremos instalar e configurar a IDE Eclipse para começarmos a desenvolvermos nossas aplicações.

Acesse nosso artigo sobre arquitetura Android e veja como é simples desenvolver app em Android, vai lá acessa!

Há não esqueça de assistir as vídeo aula sobre Android!

  1. Introdução ao Android
  2. Instalação do Android SDK
  3. Instalação e configuração da IDE Eclipse para desenvolvimento em android

 

Referência bibliográfica

LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Ed. Novatec. 2ª ed. São Paulo, 2010.

Comentarios

comentarios