Usando o SQL Management Studio parte 1

O SQL Management Studio é uma ferramenta gráfica dentro do SQL Server 2008 que combina diversos recursos que facilitam o desenvolvimento e manutenção de banco de dados. A ferramenta é construída e integrada com o Visual Studio.

Usando o SQL Management Studio podemos conectar a qualquer sistema SQL Server existente em uma rede desde que você possua credenciais apropriadas.

Caso você tenha o SQL Server instalado basta que você inicie a partir do menu Iniciar >>  Todos os Programas >> Microsoft SQL Server 2008 R2 >> SQL Management Studio.

Selecione o servidor na lista drop-down Nome do Servidor. Depois basta clicar no botão Conectar.

Após acessar o ambiente, clique no botão Nova Consulta

Na tela em branco digite CREATE DATABASE BD_TI_SELVAGEM e em seguida clique no botão executar. Meus parabéns, você acaba de criar um Banco de Dados no SQL Server.

No pesquisador de Objetos expanda a pasta Banco de Dados e veja que foi criado um banco chamado BD_TI_SELVAGEM.

Nosso próximo passo é criar uma tabela. Para fazer isso exclua o comando CREATE DATABASE BD_TI_SELVAGEM da área de consulta e digite.

Em seguida clique em execute.  Parabéns novamente, você criou uma tabela chamada tblPessoa com duas colunas (id é auto incremento e nome do tipo NVARCHAR com tamalho 30). E em seguida inseriu nove registros.

Agora execute o comando SELECT * FROM tblPessoa para ver os registros.

No próximo artigo irei mostrar como alterar e excluir dados e tabelas.

Simples, fácil e direto, esta é a receita da Microsoft.

Até breve

Comentarios

comentarios

One Response to Usando o SQL Management Studio parte 1
  1. Emerson Soares

    Teste