Redirecionamento com o Heroku

Quando se utiliza o Heroku para hospedar suas apps é necessário fazer algumas configurações de DNS para que ela fique disponível em seu domínio. No início tive muitas dificuldades para conseguir fazer as configurações de um modo geral, pois maioria do material se encontra em inglês ou esta totalmente espalhados pela net principalmente se tratando dos redirecionamentos na hospedagem padrão.

Obs.: Não abordarei quanto a criação de uma app e nem sobre deploys com o Heroku por não ser o objetivo desse post.

 1. Configurando Heroku.

No Heroku é necessário adicionar os domínios que poderão exibir sua aplicação. Para isso clique em “settings” na app desejada.heroku_apps

Depois role a página até a seção “Domains” e adicione os domínios desejados. No meu caso eu adicione os domínios “*.requestdev.com.br” e “*.requestdev.com” pois desejo q minha aplicação esteja acessível de qualquer subdominio que eu configurar no meu servidor de hospedagem.

domains

 2. Configurando o servidor de hospedagem.

Agora vamos configurar a nossa hospedagem para poder visualizar nossa app. Para isso basta acessar o painel de controle da sua hospedagem e entrar nas configurações de DNS (ou subdominio ou redirecionamentos, dependendo do seu servidor) e criar os CNAMEs que desejarmos (basta clicar no botão “Quick Add”):

cnames_gaodday

Para exemplificar eu adicionei 4 subdominios diferentes (www, portal, site e loja), então se acessarmos o endereço www.requestdev.com.br, portal.requestdev.com.br, site.requestdev.com.br ou loja.requestdev.com.br estariamos visualizando a nossa app.

Obs.: Eu particularmente utilizo o Godaddy como servidor de hospedagem mais caso sua hospedagem não te permita criar os CNAMEs entre em contato com o suporte e solicite-a.

Vantagens:

Uma das grandes vantagens de se utilizar os CNAMES é que podemos acessar diversas apps com um mesmo domínio, bastante apenas especificar o subdominio. Outra vantagem é que a aplicação roda em um Cloud, onde agente pode adicionar e remover recursos com muita facilidade e baixo custo.

Desvantagem:

Como tudo na vida não são apenas rosas, caso necessitarmos que nossa app seja a página principal do domínio precisamos configurar o mesmo para redirecionar para o subdominio, e esse redirecionamento muitas vezes é um tanto quanto chato de se fazer.

Redirecionamento:

Existem varias formas de se fazer esse redirecionamento, algumas delas são:

– Criar uma página de abertura com um link;

– Criar uma página que redireciona automaticamente.

– Criar arquivos de configurações no servidor para que o mesmo faça o redirecionamento.

Dentre as opções a mais recomendada é a criação dos arquivos de configurações do servidor que em hospedagem Windows é o web.config e Linux o .htaccess. A criação desses arquivos vamos deixar para um outro artigo que assim que possível estarei publicando aqui no TI Selvagem.

REFERÊNCIA:

https://devcenter.heroku.com/articles/custom-domains

http://defidelis.com/hospedagem-heroku-e-godaddy/

Comentarios

comentarios