Caixas de diálogos em Windows Forms C# MessageBox

Caixas de diálogos são partes vitais em aplicações do Windows. Um diálogo típico comum fornece uma funcionalidade interna para fora-da-caixa semelhante aos diálogos comuns encontradas no sistema operacional Windows. Conhecer a estrutura das caixas de diálogos é fundamental para o desenvolvimento de aplicações Windows, pois o uso correto deste recurso possibilita uma forma de comunicação com o usuário.

Neste artigo vou demonstrar uma das caixas de diálogos mais comuns e como utilizá-los em aplicações do Windows.

Que tal aproveitar para assistir uma vídeo aula sobre Orientação a Objetos depois que acabar de ler este artigo? Vai clica ai e já deixe carregando!

Abordarei neste texto como usar a caixa de diálogos MessageBox que normalmente é disparada por um evento da aplicação exibindo uma mensagem com o texto especificado. Uma caixa de mensagem pode ter algumas opções adicionais, incluindo uma legenda, ícone e botões de ajuda.

A classe MessageBox possui um método Show sobrecarregado estático que é usado para exibir uma mensagem. Aqui estão a maioria das formas de MessageBox.

MessageBox simples

A forma mais simples de um MessageBox é um diálogo com um botão de texto e OK. A seguir criaremos um MessageBox simples.

Crie um projeto no Visual Studio 2012 (funciona também em versões anteriores) do tipo WindowsFormsApplication e arrastei um Button para o Formulário, em seguida dê um duplo clique sobre o botão e codifique.

fig1

Primeiro declaramos uma variável mensagem do tipo string e atribuímos o conteúdo “Exemplo MessageBox” e em seguida chamamos a classe MessageBox e o método Show para exibir o valor da variável. F5 para compilar o projeto e clique sobre o botão.

fig2

Para personalizar a MessageBox com um título basta declarar uma nova variável e passar como parâmetro para o método Show.

fig3

Compilando e clicando no botão teremos a MessageBox com um título.

fig4

MessageBox com botões

Um MessageBox pode ter diferentes tipos de combinação de botões, como Yes, No  ou OK,Cancel.  A enumeração MessageBoxButtons representa os botões a serem exibidos em uma MessageBox e tem os seguintes valores.

OK
OKCancel
AbortRetryIgnore
YesNoCancel
YesNo
RetryCancel

Para exemplificar vou alterar o nosso código para usar a enumeração MessageBoxButtons

fig5

O trecho de código cria um MessageBox com um título e botões Sim e Não. Este é um típico MessageBox você pode chamar quando você quiser fechar uma aplicação. Se o botão Sim é clicado, o aplicativo será fechado. O método Show retorna uma enumeração DialogResult.

fig6

MessageBox com Ícone

Um MessageBox pode exibir um ícone no diálogo. A enumeração MessageBoxIcons representa um ícone a ser exibido em um MessageBox e tem seguintes valores.

Nenhum
Mão
Pergunta
Exclamação
Asterisk
Parar
erro
Aviso
Informação

O trecho de código a seguir cria um MessageBox com um título, botões, e um ícone.

fig14

Salve, compile e execute e o resultado será.

fig15

MessageBox com botão padrão (Default)

  • Nós também podemos definir o botão padrão em um MessageBox. Por padrão, o primeiro botão é o botão padrão.  A enumeração MessageBoxDefaultButton é utilizado para este fim e que tem as seguintes três valores.
  • Button1
  • Button2
  • Button3

O trecho de código a seguir cria um MessageBox com um título, botões, e um ícone e define segundo botão como um botão padrão (Default).

fig9

Executando o código o segundo botão iniciará selecionado como padrão.

fig10

MessageBox com opções de mensagens

  • A enumeração MessageBoxOptions representa várias opções e tem os seguintes valores.
  • ServiceNotification
  • DefaultDesktopOnly
  • RightAlign
  • RtlReading

O trecho de código a seguir cria um MessageBox com várias opções.

fig12

Note que agora estamos manipulando o alinhamento da caixa de diálogo.

fig13

Neste artigo, discutimos sobre como criar e usar um MessageBox em um aplicativo Windows Forms.

Perceba que nos exemplos eu fui atribuindo parâmetros passando para a variável resultado.

Desenvolver aplicações em .Net é uma questão de conhecer as classes e saber como tirar proveito dos seus métodos e atributos.

Aproveito para recomendar fortemente esta série de vídeo aulas sobre ASP .Net MVC, é bom ir se preparando já que tudo esta indo para Web!

Por hoje é só. Bons códigos.

Comentarios

comentarios