Conceitos básicos sobre Data Warehouse

Um sistema Data Warehousing é projetado para fazer com que informações sejam disponibilizadas de forma integrada, histórica, não volátil e de forma simples, tornando-se assim uma ferramenta de fácil usabilidade e compreensão para os administradores e gerentes de organizações.

Uma solução de Data Warehouse junta vários elementos, como algoritmos e ferramentas que permitem que dados já selecionados de diversos provedores de informações independentes, heterogêneos e geograficamente distantes um dos outros possam ser integrados em uma base de dados única, que se dá o nome de Data Warehouse.

Segundo (KIMBALL e CASERTA, 2004) a missão de um Data Warehouse consiste em:

Publicar os dados da organização de tal forma que possam constituir subsídios para a tomada de decisões efetivas. A palavra chave nesta declaração de missão é publicar. Da mesma maneira que o sucesso de uma publicação convencional como uma revista começa e termina com seus leitores, o sucesso de Data Warehouse começa e termina com seus usuários finais. Data Warehouse é um sistema de apoio à tomada de decisão, nosso critério principal de sucesso é o quanto ele contribui efetivamente às decisões mais importantes nos processos da organização.

O grau de sucesso de um sistema de Data Warehouse pode ser medido pelo grau de influencia que as informações geradas pelo mesmo exercem nas decisões estratégicas da corporação. Para que este grau se eleve cada vez mais, um sistema de Data Warehousing deve ter como objetivos os seguintes pontos:

  • Os dados de Data Warehouse devem ter a capacidade de serem combinados e separados de todas as formas definidas por seus usuários;
  • O Data Warehouse deve prover acesso de forma imediata aos dados da corporação;
  • Os dados de um Data Warehouse devem ser totalmente confiáveis e consistentes, ou seja, qualquer consulta sobre determinado elemento deve sempre apresentar os mesmos resultados;

O sistema de Data Warehousing deve fornecer um conjunto de ferramentas para consultar, analisar e apresentar as informações de forma fácil e ágil.

Ainda segundo (KIMBALL e CASERTA, 2004) um Data Warehouse apresenta o seguinte valor:

Embora os custos de hardware, software, trabalho, serviços de consultoria e manutenção têm de serem geridas com cuidado, os custos ocultos da falta de apoio às decisões importantes de uma organização são potencialmente muito maior. Os custos tangíveis de um Data Warehouse, por ela geridos, são táticos, mas os benefícios referentes a apoio à tomada de decisão são estratégicos.

O sucesso e popularização destes sistemas é crescente nos últimos anos, conforme constatam (ERICKSON, 2009), eles foram esparramados rapidamente dentro do mundo industrial na última década, devido à contribuição inegável no aumento da efetividade e eficiência nos processos de tomada de decisões.

Conclusão

Sistemas de Data Warehousing tem se tornado cada vez mais populares e seu objetivo principal é fornecer respaldo para as tomadas de decisões de uma empresa.

Para saber mais:

Acompanhe os próximos posts em http://www.tiselvagem.com.br/category/desenvolvimento/banco-de-dados/

e lei os livros:

KIMBALL, R.; CASERTA, J. The Data Warehouse ETL Toolkit. Indianapolis: Wiley Publishing, Inc, 2004.

ERICKSON, J. Database Technologies: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications. New York: Information Science Reference, 2009

Comentarios

comentarios