Banco de Dados

Monitoramento no SQL Server: utilizando a procedure sp_spaceused

O monitoramento é uma atividade primordial dentro da área de banco de dados. A importância deste tipo de atividade aumenta consideravelmente em grandes organizações, sobretudo em cenários que envolvam o processamento de extensos volumes de informações. Independente desta ser uma atribuição de DBAs ou, mesmo, de profissionais de desenvolvimento, soluções como o SQL Server dispõem de recursos que procuram simplificar o esforço na coleta dos dados necessários.

Read More…

Novas tendências para o desenvolvimento de soluções de ETL

Conforme o renomado especialista Ralph Kimball ressaltou em um artigo de Setembro/2014, a construção de ETLs representa em torno de 50 a 70% dos custos, riscos e tempo de atuação em projetos de Data Warehouse.

A implementação de processos deste tipo parte sempre de um ou mais repositórios de origem, de onde serão extraídos dados para posterior transformação. São justamente tais características que originaram o nome destas soluções, já que o termo “ETL” é uma abreviação do inglês “Extraction, Transformation and Load”. Importante destacar que as modificações mencionadas acontecem levando em conta regras inerentes a um determinado contexto; ao final disto os dados tratados serão persistidos em um repositório de destino (normalmente uma base de dados relacional).

Read More…

Gerando dados de teste especializado com um gerador de dados personalizado – Parte 1

É comum em projetos termos a necessidade de ter uma base de dados de teste com dados significativos, com o Visual Studio Premium ou Visual Studio Ultimate é possível criar geradores de dados personalizados, permitindo que possamos testar com mais eficiência as alterações propostas pelo preenchimento de um banco de dados de teste com dados que representam os dados de produção o mais próximo possível. Read More…

Conceitos básicos sobre Data Warehouse

Um sistema Data Warehousing é projetado para fazer com que informações sejam disponibilizadas de forma integrada, histórica, não volátil e de forma simples, tornando-se assim uma ferramenta de fácil usabilidade e compreensão para os administradores e gerentes de organizações. Read More…

1 2  Scroll to top