Lógica de Programação

Entenda o que é lógica de programação, e os conceitos básicos para qualquer um que queira se tornar um programador/desenvolvedor de software.

Este é o segundo post de uma série de post sobre C#, algoritmo e programação. Se você não viu o primeiro post sobre C# e Visual Studio, sugiro que faça isso agora mesmo! É importante!

Bom agora que já leu o primeiro post, vamos continuar com alguns conceitos básico sobre programação.

Acesse agora mesmo todos os artigos desta série sobre C#, algoritmo e programação.

Lógica

A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para o desenvolvimento.

Então o que é lógica?

Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

Seqüência Lógica

Estes pensamentos podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.

Sequência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

Instruções

Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo”.

Em desenvolvimento de software, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar.

Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem sequencial lógica.

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática uma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc…

É evidente que essas instruções têm que ser executadas em uma ordem adequada – não se podem descascar as batatas depois de fritá-las.

Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Instruções é um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.

Algoritmo

Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

Como exemplos de algoritmos podem citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um celular, que explicam passo-a-passo como, por exemplo, executar uma ligação.

Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por sequências lógicas. Por exemplo:

Chupar uma bala

  • • Pegar a bala
  • • Retirar o Papel
  • • Chupar a bala
  • • Jogar o papel no lixo

Somar dois números quaisquer

  • • Escrever o primeiro número no retângulo A
  • • Escrever o segundo número no retângulo B
  • • Some o número do retângula A com número do retângulo B e coloque o resultado no retângulo C
  • Exemplo de Algoritmo

    Exemplo de Algoritmo


    Programas

    Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador (C#, PHP, Java entre outras) e que são interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador. Notem que dada esta interpretação rigorosa, um programa é por natureza muito específica e rígida em relação aos algoritmos da vida real.

    Exercícios de Lógica de Programação

    Para praticar esses conceitos que acabamos de aprender, que tal pensar/resolver os exercícios abaixo! Se tiver com alguma dúvida só usar os comentários abaixo, estamos aqui para ajudar! Como costumo dizer não existe pergunta idiota, o idiota é ficar com dúvida! Então comenta ai!

    • 1. Criar uma seqüência Lógica para tomar banho.
    • 2. Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número.
    • 3. Descreva com detalhes a seqüência para trocar um pneu de um carro.
    • 4. Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada, descreva com detalhes.
    • 5. Faça um algoritmo para fritar um ovo.

    Não perca as próximas publicações, então? Siga nossa página TI Selvagem no Google Plus, Twitter ou no Facebook e se gostou do conteúdo compartilhe e ajude nossa comunidade!

    Comentarios

    comentarios

    6 Responses to Lógica de Programação
    1. […] Lista de post da serie sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Progr... tiselvagem.com.br/c-sharp/csharp-visual-studio
    2. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/constantes-variaveis-e-tipos-de-dados
    3. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/expressoes-aritmeticas-relacional-logica
    4. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/funcoes
    5. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/comando-de-entrada
    6. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/comando-de-saida