Constantes, Variáveis e Tipos de Dados

Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado.

Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário. Um programa deve conter declarações que especificam de que tipo são as variáveis que ele utilizará e às vezes um valor inicial.

Tipos podem ser, por exemplo: inteiro, reais, caracteres, etc. As expressões combinam variáveis e constantes para calcula novos valores.

Acesse agora mesmo todos os artigos desta série sobre C#, algoritmo e programação.

Constates

Constantes é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal.

Exemplo de constantes:

Constantes

Variáveis

Variável é a representação simbólica dos elementos de certo conjunto. Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode ser alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.

Exemplo de variáveis:

Variavel

Tipos de Variáveis

As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Numéricas, caracteres, Alfanuméricas ou lógicas.

Numéricas: Específicas para armazenamento de números, que posteriormente poderão ser utilizados para cálculos. Podem ser ainda classificadas como Inteiras ou Reais.

Inteira (int): Os números inteiros são aqueles que não possuem componentes decimais ou fracionários, podendo ser positivos ou negativos.
Como exemplos:
• 12 (número inteiro positivo)
• -12 (número inteiro negativo)

Real (double): Os números reais são aqueles que podem possuir componentes decimais ou fracionários, podendo também ser positivos ou negativos.
Como exemplos:
• 24.01 (número real positivo com duas casas decimais)
• 144 (número real positivo com zero casa decimal)
• -13.3 (número real negativo com uma casa decimal)
• 0.0 (número real com uma casa decimal)

Alfanuméricas (string): Também conhecida como caractere, alfanumérica ou literal. Esse tipo de variável armazena dado que contêm letras, dígitos e/ou símbolos especiais.

Como exemplos:
• “Miely” (string de comprimento 5)
• “123” (string de comprimento 3)
• “A” (string de comprimento 1)

Lógicas (bool): Também conhecido como booleano. É representado no algoritmo pelos dois únicos valores lógicos possíveis: verdadeiro ou falso. Porém, é comum encontrar em outras referências outros tipos de pares de valores lógicos como: sim/não, 1/0, true/false, verdadeiro/falso.

Como exemplos:
• true (valor lógico verdadeiro)
• false (valor lógico falso)

A seguinte tabela mostra os tipos de variáveis e os valores possíveis de se armazenar em cada uma delas.

C# Valores possíveis de armazenamento
bool Verdadeiro ou Falso (Valores booleanos)
byte 0 a 255 (8 bits)
sbyte -128 a 127 (8 bits)
char Um caractere (16 bits)
decimal ±1.0 x 10-28 a ± 7.9 x 1028 (128 bits)
double ±5.0 x 10-324 a ± 1.7 x 10308 (64 bits)
float ±1.5 x 10-45 a ± 3.4 x 1038 (32 bits)
int -2.147.483.648 a 2.147.483.647 (32 bits)
uint 0 a 4.294.967.295 (32 bits)
long -9.223.373.036.854.775.808 a 9.223.372.036.854.775.807 (64 bits)
ulong 0 a 18.446.744.073.709.551.615 (64 bits)
object Qualquer Tipo
short -32.768 a 32.767 (16 bits)
ushort 0 a 65.535 (16 bits)
string Seqüência de Caracteres (16 bits por caractere)

Declaração de Variáveis

As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo.

Tipo da variável nome da variável;

Quando formos dar nome às variáveis, se faz necessário seguirmos algumas regras. É bom ressaltar que estas regras irão variar de acordo com a linguagem. As seguintes regras:
• O primeiro caractere é uma letra.
• Se houver mais de um caractere, só podemos usar: letra ou algarismo.
• Nomes de variáveis escritas com letras maiúsculas serão diferentes de letras minúsculas. Lembre-se: média é diferente de MÉDIA.
• Nenhuma palavra reservada poderá ser nome de variável.

Nomes Válidos:
Media, alt, a2, PESO

Nomes Não-Válidos:
2w – começa por algarismo.
Media aluno – o caractere espaço não é permitido.

Um dos objetivos de se declarar uma variável no início do algoritmo é para que seja alocada (reservada) uma área na memória (endereço de memória) para a variável. Outro objetivo da declaração de variáveis é que, após a declaração, o algoritmo sabe os tipos de operações que cada variável pode realizar; explicando: algumas operações só podem ser realizadas com variáveis do tipo inteiro, outras só podem ser realizadas com variáveis dos tipos inteiro ou real, outras só com variáveis de caractere etc.
Exemplos:

int x;
bool opcao;
string texto1;

Atribuição

É a principal forma de se armazenar um dado em uma variável. Esse comando permite que você forneça um valor a uma variável, onde o tipo desse valor tem de ser compatível com a variável.
Uma Variável nunca é eternamente igual a um valor, seu conteúdo pode ser alterado a qualquer momento. Portanto para atribuir valores a variáveis devemos usar o sinal de “=“.

Identificador = expressão;

Identificador é o nome da variável à qual está sendo atribuído um valor.
= é o símbolo de atribuição, formado pelo =.
Expressão pode ser uma expressão aritmética, uma expressão lógica ou literal cuja avaliação (resultado) é atribuída ao identificador (variável).
; finaliza o comando.

Exemplo:

x = 10; //Lê se: a variável x recebe o valor 10, ou, x recebe 10
opcao = false;
texto1 = "Cleyton Ferrari";

Bom por hoje é só, e até o próximo post onde iremos falar ainda mais sobre CSharp, se ficou alguma dúvida só pergunta ai nos comentários ok!

Não perca as próximas publicações, então? Siga nossa página TI Selvagem no Google Plus, Twitter ou no Facebook e se gostou do conteúdo compartilhe e ajude nossa comunidade!

Comentarios

comentarios

6 Responses to Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
  1. […] Serie sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Const... tiselvagem.com.br/c-sharp/logica-de-programacao
  2. […] Serie sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Const... tiselvagem.com.br/c-sharp/csharp-visual-studio
  3. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/expressoes-aritmeticas-relacional-logica
  4. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/funcoes
  5. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/comando-de-saida
  6. […] sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Constantes,... tiselvagem.com.br/c-sharp/comando-de-entrada