Comando de Saída em C# em 8 passos

O Comando de Saída em C# ou em qualquer outra linguagem de programação é o responsável por enviar um resultado, uma informação ao usuário. O valor de cada variável é buscado na memória e inserido em um dispositivo de saída.

Acesse agora mesmo todos os artigos desta série sobre C#, algoritmo e programação.

Comando de Saída em C#

Através desse comando o computador pode emitir os resultados e outras mensagens para o usuário através da tela do computador ou outro dispositivo de saída.

Console.Write( imprima expressão ou variável ou constantes );

Algoritmo 1

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        Console.Write("Aprendendo Algoritmos!!!");
    }
}
Vídeo:
Aprendendo Algoritmos!!!

Esse algoritmo faz com que seja exibida, na tela do computador, a mensagem: Aprendendo Algoritmos!!!
Neste nosso algoritmo desenvolvido em C# é possível notar a semelhanças com as demais linguagens de programação a baixo:

Linguagem: Java

public class imp1
{
    public static void main(String args[])
    {
        System.out.println("Aprenda Algoritmos!!!");
    }
}

Linguagem: Pascal

program imp1;
uses crt; 
begin
    writeln('Aprenda Algoritmos!!!');
end.

Linguagem: C

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main()
{
   printf("Aprenda Algoritmos!!!");
   return(0);
}

Agora que criamos o nosso primeiro algoritmo em C# é possível notar que o importante é a nossa lógica e não a sintaxe da linguagem.

O importante é nossa lógica e não a sintaxe da linguagem

Algoritmo 2

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        Console.Write("Aprendendo algoritmos!!!");
        Console.Write("Com Cleyton Ferrari");
    }
}
Vídeo:
Aprendendo algoritmos!!!Com Cleyton Ferrari

Embora tenhamos duas linhas de comandos, o que nos levaria a pensar que teríamos duas linhas no vídeo, o interpretador só alimenta linha se assim especificarmos através do símbolo \n. Esse símbolo é uma string e deverá vir entre aspas.

Algoritmo 3

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        Console.Write("Aprendendo algoritmos!!!");
        Console.Write("\nCom Cleyton Ferrari");
    }
}
Vídeo:
Aprendendo algoritmos!!!
Com Cleyton Ferrari

Algoritmo 4

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        Console.Write("Aprendendo algoritmos!!!\n");
        Console.Write("Com Cleyton Ferrari");
    }
}
Vídeo:
Aprendendo algoritmos!!!

Com Cleyton Ferrari

Observe que o símbolo \n poderá ser colocado ao final da linha anterior ou no início da próxima linha que produzirá o mesmo efeito, mas, lembre-se, sempre entre aspas.

Algoritmo 5

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        Console.Write("Aprendendo algoritmo !!!\nCom Cleyton Ferrari\n\nFica muito mais fácil !!!"); //digite tudo na mesma linha
    }
}
Vídeo:
Aprendendo algoritmo !!!
Com Cleyton Ferrari

Fica muito mais fácil !!!

Observe que podemos, usando um único comando Console.Write() e fazendo uso do símbolo \n, mostrar várias mensagens em várias linhas, inclusive deixando linha em branco quando colocamos \n\n.
Ou simplesmente usar o comando Console.WriteLine(); que já quebra a linha automaticamente no final de cada frase.

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        Console.WriteLine("Aprendendo algoritmo !!!");
        Console.WriteLine("Com Cleyton Ferrari");
        Console.WriteLine("Fica muito mais fácil !!!"); 
    }
}

Algoritmo 6

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        int x;
        x = 10;
        Console.Write(x);
    }
}
Vídeo:
10

Esse trecho é de muita importância, pois x recebe o valor 10. Como já vimos, na memória do computador, existe uma variável chamada x e o valor 10 seria armazenado dentro da variável. Quando o comando Console.Write(x) é executado, o valor de x, que está na memória do computador, é exibido pelo comando no vídeo.

Algoritmo 7

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        int x;
        x = 10;
        Console.Write("Valor de x= {0}", x);
    }
}
Vídeo:
Valor de x = 10

Esse trecho permite a exibição de uma mensagem e do conteúdo de uma variável na tela do computador. Ao executar o comando Console.Write() o valor entre aspas {0} será substituído pelo valor do primeiro parâmetro passado ao comando, no caso pelo valor da variável x que neste caso possui o valor 10.

Algoritmo 8

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        int x;
        x = 10;
        Console.Write("Valor de x= {0}", x+1);
    }
}
Vídeo:
Valor de x = 11

Esse trecho é bem parecido com o anterior. O conteúdo da variável x é copiado da memória e acrescido de um, sendo impresso, após a string, no lugar de {0}, sem alterar o valor de x na memória.

Vale lembrar mais uma vez que o importante ao iniciar no mundo da programação é aprender lógica de programação, a sintaxe da linguagem em uso é só um complemento para converter o que você sabe em linguagem de máquina!
Espero que tenha gostado deste artigo e peço que comente as suas dúvidas, sugestões de artigos e criticas logo abaixo, isso ajuda muito com os feedbacks e nos inspiram a continuar a escrever!

Não perca as próximas publicações, então? Siga nossa página TI Selvagem no Google Plus, Twitter ou no Facebook e se gostou do conteúdo compartilhe e ajude nossa comunidade!

Comentarios

comentarios

5 Responses to Comando de Saída em C# em 8 passos
  1. […] este artigo finalizamos os comandos de saída e entrada de dados em nossos algoritmos. Para fixar o ... tiselvagem.com.br/c-sharp/comando-de-entrada
  2. […] e Tipos de Dados 4. Expressões Aritméticas, Relacional e Lógicas 5. Funções em C# 6. Comando de... tiselvagem.com.br/c-sharp/funcoes
  3. […] e Tipos de Dados 4. Expressões Aritméticas, Relacional e Lógicas 5. Funções em C# 6. Comando de... tiselvagem.com.br/c-sharp/csharp-visual-studio
  4. […] e Tipos de Dados 4. Expressões Aritméticas, Relacional e Lógicas 5. Funções em C# 6. Comando de... tiselvagem.com.br/c-sharp/expressoes-aritmeticas-relacional-logica
  5. […] e Tipos de Dados 4. Expressões Aritméticas, Relacional e Lógicas 5. Funções em C# 6. Comando de... tiselvagem.com.br/c-sharp/constantes-variaveis-e-tipos-de-dados