Comando de Entrada em C# em 2 passos

O comando de entrada em C# permite que o usuário digite dados, possibilitando um “diálogo com o computador”.

O dado digitado é armazenado temporariamente em um registrador e, depois, copiado para a posição de memória indicada no comando.

Lembre-se de que o nome de uma variável representa uma posição na memória.

Acesse agora mesmo todos os artigos desta série sobre C#, algoritmo e programação.

Comando de Entrada em C#

nome de uma variável = Console.ReadLine();

Exemplo:

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        string nome = "";
        Console.Write("Digite seu Nome: ");
        nome = Console.ReadLine(); //Lê-se: leia um valor para a variável nome
        Console.Write("Seu Nome é: {0}",nome);
    }
}

O que faz o computador?
O computador fica “esperando” o usuário digitar um dado “comando de entrada em C#”; neste exemplo, um nome qualquer. A variável nome, tendo sido declarada como string, recebe o valor informado pelo usuário.

Observe o algoritmo a seguir que envolve a maioria das funções numéricas:

Algoritmo 1

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        string c, c1, d, d1;
        Console.Write("\n Digite palavra 1: ");
        c = Console.ReadLine();
        Console.Write("\n Digite palavra 2: ");
        c1 = Console.ReadLine();
        Console.Write("\n tamanho da 1 palavra: {0}", c.Length);
        Console.Write("\n concatenando sem armazenar: {0}", c + c1);
        d = c;
        Console.Write("\n o conteúdo de d: {0}", d);
        d1 = c + c1;
        Console.Write("\n concatenação: {0}", d1);
        Console.Write("\n primeiro caractere: {0}", c.Substring(0, 1));
        Console.Write("\n último caractere: {0}", c1.Substring(c1.Length - 1, 1));
        Console.Write("\n todos menos o primeiro: {0}", d1.Substring(1));
        Console.Write("\n o terceiro elemento: {0}", c.Substring(3, 1));// 4º caracter
        Console.Write("\n os três primeiros elementos: {0}", c.Substring(0, 3));
        Console.Write("\n os três últimos elementos: {0}", c1.Substring(c1.Length - 3, 3));
    }
}
Vídeo:
Digite palavra 1: TESTANDO

Digite palavra 2: UAL

tamanho da 1 palavra: 8
concatenando sem armazenar: TESTANDOUAL
o conteúdo de d: TESTANDO
concatenação: TESTANDOUAL
primeiro caractere: T
último caractere: L
todos menos o primeiro: ESTANDOUAL
o terceiro elemento: T
os três primeiro elementos: TES
os três últimos elementos: UAL

Observe que o usuário digitou TESTANDO para o valor da primeira palavra que foi armazenado na variável c; depois foi solicitado que o usuário digitasse a segunda palavra, no caso, UAL, que foi armazenado na variável c1.

Uma vez recebido os comandos de entrada em C#, imprimiu na tela o tamanho da primeira palavra armazenada em c; concatenou c com c1 sem armazenar em nenhuma variável e imprimiu na tela; copiou o conteúdo de c para a variável d, imprimiu na tela o conteúdo de d; concatenou c e c1 e armazenou em d1, e imprimiu na tela o valor de d1; imprimiu o primeiro caractere da variável c; o último da c1; todos menos o primeiro da d1; o terceiro elemento da variável c, que neste caso é T, pois a função Substring() começa a contar da posição zero; imprimiu os três primeiros elementos de c e por fim os três últimos elementos de d1.

Só Reforçando
# Todas as palavras reservadas são escritas com letras minúsculas.
# O Operador de atribuição deverá ser formado pelo sinal =
# Os identificadores (nome do algoritmo e das variáveis deverão começar por uma letra ou algarismo).
# Os comandos: Write(), ReadLine(), atribuição e as declaração de variáveis terminam com ;

Com este artigo finalizamos os comandos de saída e entrada de dados em nossos algoritmos. Para fixar o aprendizado vou disponibilizar uma lista de exercícios de algoritmos em C# não resolvidos é importante que você tente fazer os exercícios, e caso fique alguma dúvida basta postar nos comentários a dúvida! Nos próximos post da serie irei responder os exercícios.

01 – Lista de Exercícios em C#

01. Imprimir a mensagem: “É PRECISO FAZER TODOS OS EXERCÍCIOS PARA APRENDER”

02. Imprimir seu nome.

03. Criar um algoritmo que imprima o produto(multiplicação) entre 28 e 43.

04. Criar um algoritmo que imprima a média aritmética entre os números 8, 9 e 7.

05. Ler um número inteiro e imprimi-lo.

06. Ler dois números inteiros e imprimi-los.

07. Ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor.

08. Ler nome, endereço e telefone e imprimi-los.

09. Ler dois números inteiros e imprimir a soma. Antes do resultado, deverá aparecer a mensagem: Soma.

10. Ler dois números inteiros e imprimir o produto.

11. Ler um número real(numero com virgula) e imprimir a terça parte deste número.

12. Entrar com dois números reais e imprimir a média aritmética com a mensagem “Média” antes do resultado.

13. Fazer um algoritmo que possa entrar com o saldo de uma aplicação e imprima o novo saldo, considerando o reajuste de 1%.

14. Entrar com as notas da PR1 e PR2 e imprimir a média final.

15. Entrar com um nome e imprimir:

Vídeo:
Todo o nome:
Primeiro Caractere:
Ultimo Caractere:
Do Primeiro ate o Terceiro:
Quarto Caractere:
Todos menos o Primeiro:
Os Dois Últimos:

Até o próximo post! Espero que você tente fazer os exercícios e se pintar alguma dúvida, só perguntar!

Não perca as respostas dos exercícios, então? Siga nossa página TI Selvagem no Google Plus, Twitter ou no Facebook e se gostou do conteúdo compartilhe e ajude nossa comunidade!

Comentarios

comentarios

5 Responses to Comando de Entrada em C# em 2 passos
  1. […] Serie sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Const... tiselvagem.com.br/c-sharp/comando-de-saida
  2. […] Serie sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Const... tiselvagem.com.br/c-sharp/expressoes-aritmeticas-relacional-logica
  3. […] Serie sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Const... tiselvagem.com.br/c-sharp/funcoes
  4. […] Serie sobre C#, algoritmo e programação 1. C# e Visual Studio 2. Lógica de Programação 3. Const... tiselvagem.com.br/c-sharp/csharp-visual-studio
  5. […] de continuar com a leitura deste artigo tente resolver os exercícios sozinho, para isto acesse Coma... tiselvagem.com.br/c-sharp/lista-de-exercicios-resolvidos-em-csharp