Padrão de Artigo para publicar na comunidade TI Selavagem

Define o padrão a ser seguido para a publicação de artigos na comunidade TI Selvagem. Quer ser um editor e contribuir com a comunidade? Veja como neste artigo.

Para participar publicando um artigo, basta ter um bom assunto e começar a escrever, seguindo o padrão destacado abaixo, pense em algo simples e direto, pode ser um problema que você resolveu na sua empresa e que te deu um bom trabalho, outras pessoas podem estar enfrentando o mesmo problema.

Você pode ver alguns artigos publicados para ter uma ideia melhor, vai lá de uma lida e veja como é simples!

E ai leu os artigos acima? Não? É importante vai te ajudar a entender a estrutura de um bom artigo!

O modelo abaixo é um tentativa de padronizar os artigos publicados, prezando pela qualidade dos artigos publicados, facilitando a leitura, uma vez que os artigos estarão padronizados.

Vale lembrar que este não é um modelo rígido e inflexível, basta participar dando idéias de como podemos melhora-lo.

————————————————-

O artigo será dividido em 5 passos:

1-Titulo (Titulo do artigo, simples e direto, facilita a indexação nos sites de busca)
2-Introdução (Apresentação que chama leitor para o texto, “venda o seu peixe”)
3-Conteúdo (Conteúdo principal)
4-Finalização (Um resumo do conteúdo abordado “O que aprendeu”)
5-Para saber mais (Links complementares “Onde aprofundar”)

1 – Titulo: Instalando e conhecendo o NuGet

Coloque um titulo claro que chame a atenção para o texto, procure usar palavras chaves do seu artigo.

2 – Introdução: (Não escrever “Introdução” apenas para exemplo)

É na introdução que temos um aperitivo de todo o artigo que vem a seguir. É nele que colocamos nosso referencial, nosso objetivo, destacando toda sua importância. A introdução deve ser sucinta, objetiva, clara e coesa para instigar o leitor a querer dar continuidade ao texto, levando em conta toda a importância do assunto, trazendo sempre um adicional a mais para o conhecimento dele. Evite começar os textos com algum tipo de saudação. Nunca comece com “Bom dia, boa tarde, boa noite”, “Olá pessoal”, “Vamos aprender hoje”,”Nesse artigo”,”O objetivo desse artigo é…”, o ideal é focar diretamente no assunto.

Parágrafo de 3 a 10 linhas para “vender o artigo”. Fale da tecnologia de maneira geral utilizada. Se vai falar de “NuGet” introduza rapidamente sobre NuGet e sobre o assunto que vai tratar.

EX:”O Windows Phone 7 é o novo sistema operacional da Microsoft …..  ….. “

3 – Conteúdo  – Aqui você desenvolve o artigo

No desenvolvimento você irá descrever todo o procedimento, todo o conteúdo do artigo. Se caso for ensinar a fazer algo, é importante descrever minuciosamente cada detalhe, como se uma pessoa leiga fosse ler e seguir as instruções. Deve seguir uma seqüência lógica e se for muito grande poderá ser dividido em partes para facilitar e não deixar o artigo tão extenso e cansativo. Se houver figuras, é importante colocar legenda abaixo para poder identificar do que se trata, assim ficará cada vez mais claro para o leitor. Evite a repetição de algumas palavras e sempre que terminar o capítulo e/ou todo o desenvolvimento, leia novamente e veja se o texto ficou coeso, corrigindo as pontuações e concordâncias.

Durante a criação do conteúdo devemos nos preocupar com: Escrita correta, espaçamento entre os parágrafos. Sempre que referenciarmos um link este referenciamento deve conter um hyperlink para o mesmo, não deixar no corpo do conteúdo a URL do links e sim o seu devido hyperlink.

4- Finalização – Escreve mais ou menos 5 linhas resumindo tudo abordado no artigo

A finalização deve conter de 5 a 10 linhas e faz um resumo de tudo que foi dito para funcionar como uma lições aprendidas do artigo. Aproveite esse momento para registrar os pontos fortes de atenção que o leitor deve se concentrar no seu texto.

5 – Para saber mais: Indique links

Caso tenham a necessidade de disponibilizar mais materiais de apoio sobre o tema abordado (Wikipedia, Sites fabricante, Livro relacionado) coloquem da seguinte forma:

Para saber mais:

Link 1
Link 2

Ao final de cada texto é obrigatório colocar um link pelo menos convidando o leitor a entrar e continuar a participar da comunidade. É a melhor forma de atrair novos usuários para o grupo.

————————————————-

Quando todos contribuem a comunidade cresce e todo mundo sai ganhando! Comenta ai o que pode melhorar, quais são suas idéias vamos debater e juntos aprender cada vez mais!

Comentarios

comentarios